Segurança e Qualidade

A BHS, através da CHC, implementou um Sistema de Gestão de Segurança e Qualidade Integrada (SGSI), bem como requisitos de clientes e autoridades regulatórias. Estas premissas, permitem a empresa atender ao compromisso estabelecido em sua política de Segurança e Qualidade:


  • Assegurar “O não dano a pessoas, a propriedade ou ao meio ambiente” ;
  • Prover um ambiente de trabalho seguro e promover uma cultura não discriminatória e justa que permita que todos os riscos de segurança e meio-ambiente sejam reportados de forma aberta;
  • Desenvolver políticas e sistemas eficazes de gestão de segurança, meio-ambiente e saúde;
  • Promover e apoiar treinamentos de Segurança e Meio-ambiente, e programas de conscientização;
  • Reduzir o impacto no meio ambiente, conservando energia, reduzindo o consumo e minimizando a produção de resíduos e promovendo e re-uso e reciclagem de materiais;
  • Conduzir periodicamente auditorias dos objetivos, políticas e procedimentos do Sistema de Gestão de Segurança (SMS);
  • Compartilhar as melhores práticas do mercado, monitorando-o constantemente a fim de garantir que as melhores práticas de segurança estejam incorporadas;
  • Demonstrar aos clientes, aos acionistas e à sociedade, um claro comprometimento com a melhoria contínua;
  • Prover os recursos necessários para o cumprimento dessa política.

Os riscos inerentes a todas as operações devem ser gerenciados a fim de prevenir ferimentos, doenças, morte, e danos à propriedade ou ao meio-ambiente. Todos os funcionários são encorajados a manter um ambiente de trabalho seguro, por meio da adesão aos procedimentos aprovados, treinamento e o mais importante, à comunicação. “Eles devem familiarizar-se e comprometer-se com políticas e regulamentações de Segurança, Meio ambiente e Saúde, devendo trabalhar de forma a salvaguardarem os seus colegas, a outras pessoas e ao meio ambiente”.


SQID


A BHS possui um banco de dados na Web que gerencia as informações relacionadas à Segurança e Qualidade chamado SQID. Todos os funcionários da BHS e do grupo CHC têm acesso ao sistema, para inserção de relatórios de segurança, com a certeza de que todos serão tratados, seja para comparação de dados e relatórios, ou mesmo para compartilhamento de idéias, boas práticas ou análise de tendências .

Através do fácil acesso ao sistema e à transparência das informações, visa-se:

  • Aumentar os relatórios envolvendo toda a equipe da empresa;
  • Trazer mais informações à Gestão da empresa em relação ao Sistema de Gestão de Segurança Integrado (SGSI) ;
  • Facilitar a implementação de melhorias;
  • Aumento da confiança das equipes e consequentemente, contribui r positivamente à cultura de segurança da empresa;


Com o aumento das informações disponíveis aos gestores e demais funcionários, o resultado é o decréscimo da severidade das ocorrências.



CERTIFICAÇÕES


A BHS é homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), segundo o RBHAC 135 e o RBHA 145.



SEGURANÇA DE VÔO


A segurança de Voo tem como objetivo principal a prevenção de acidentes aeronáuticos. Para tal, ações são estabelecidas pelo Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o PPAA, com validade anual, sendo este elaborado pelo Agente de Segurança de Voo , ( ASV) , da BHS.

O PPAA aplica-se a todos os setores da empresa, bem como empresas terceirizadas e possui diversos subprogramas, os quais são desenvolvidas ao decorrer do ano.

A Segurança de Voo gerencia todos os relatórios, coleta e processa comentários dos setores envolvidos para efetuar análise e emite recomendações de segurança pertinentes. A conclusão dos relatórios é divulgada para todos os funcionários, autoridades aeronáuticas e outras operadoras. Todos os relatórios são inseridos no sistema integrado de Segurança de Qualidade SQID e são compartilhados por todas as bases mundiais da CHC.

A segurança de Voo possui ainda a responsabilidade de acompanhar se as recomendações de segurança estão sendo seguidas, avaliando a sua eficácia e se há necessidade de correções e/ou modificações visando sempre os melhores níveis de segurança nas operações aéreas da BHS.

Outra função é representar a BHS em reuniões de Segurança de Voo realizadas em conjunto com a Infraero, Autoridades Aeronáutica (SERIPA 3, CENIPA, DECEA), clientes e outras operadoras, onde são tratados assuntos de relevância nas operações na Bacia de Campos, contribuindo com recomendações, sugestões de melhoria para elevar a segurança das operações aéreas.


MANUTENÇÃO


A BHS possui manutenção própria certificada pelo RBHA 145 e conta com infraestrutura completa que a permite atingir sua missão: a busca constante pela excelência em segurança e qualidade.

Destacam-se o pioneirismo no controle de inventário e de ferramentas por código de barras, o controle “Power by hour” “nose to tail” com a Heli-One, garantindo a disponibilidade das aeronaves, os treinamentos contínuo dos profissionais de manutenção das aeronaves e a disponibilização dos manuais por meio eletrônico.

© 2010 BHS Helicopter.